segunda-feira, 4 de abril de 2016

Receita Básica de Pão Integral


Sou apaixonada por pão integral e já tinha séculos que eu procurava uma receitinha legal pra fazer na minha planetária (ganhei a batedeira da minha irmã no Natal de 2012 e nunca tinha feito pão nela, dá pra crer? Olha a minha cara de felicidade aí no dia que ganhei!)


Aí outro dia a minha mãe Aninha fez um pão integral delicioso e eu pedi a receita (depois de devorar o dela!) Claro que o dela sempre fica muito melhor do que o meu (tem aquele ingrediente secreto, amor de mãe, que não se acha pra comprar), por isso eu nunca me dou por satisfeita com o meu. Mas tá valendo!

Como moro sozinha, tenho que fazer apenas meia receita para não haver desperdícios e ainda assim rende dois pães lindos de mais ou menos uns 30cm. Dura uma semana numa boa aqui em casa! E toda semana eu boto o que me dá na telha! Vamos à receita?

Ingredientes:

  • 2 ovos em temperatura ambiente
  • 1/2 copo de leite morno (eu uso o Nolac em pó da Itambé, já que agora vivo passando mal com leite. Mas pode ser qualquer um!)
  • 1/3 de copo de azeite (ou o óleo que você quiser)
  • 1 colher (de sobremesa) rasa de fermento biológico seco (ou meio pacote desses que de 10gr. Eu uso o da marca Fleischmann e como faço toda semana, preferi comprar a lata porque sai mais barato.)
  • 1 colher (de sobremesa) rasa de melhorador de pão (ou meio pacote de 10gr. Só conheço o da marca Fleischmann)
  • 1/2 colher (de sobremesa) rasa de sal
  • 1 copo de farinha de trigo integral
  • 1 copo de farinha de trigo normal
  • 2 colheres (de sopa) de semente de linhaça dourada (opcional)
  • 2 colheres (de sopa) de gergelim (opcional)
  • 10 castanhas do Pará picadinhas (opcional)
Obs.: o copo de medida que usei foi o de requeijão, tem 240ml.
Eis as imagens do fermento e do melhorador que eu uso:

Modo de preparo:
Bata no liquidificador os ovos, o leite, o azeite, o fermento biológico seco e o sal. (Ok, na foto tem metade do copo de óleo, mas vi que era muito, reduzi e esqueci de tirar outra foto!)



Se você for sovar na mão, numa vasilha, misture as duas farinhas (integral e comum) com o melhorador de pão e acrescente a mistura batida no liquidificador e vá sovando bem (depois passe pra uma bancada pra conseguir trabalhar melhor a massa). Ainda que a massa esteja grudenta, coloque as sementes de linhaça e gergelim e as castanhas picadas. Só depois de incorporar tudo, acrescente mais um pouquinho de farinha de trigo comum para dar o ponto (ou seja, não ficar grudando nas mãos).


Se você tiver uma batedeira planetária linda como a minha, misture as farinhas com o melhorador, as sementes de linhaça e gergelim e bata tudo de uma vez. Após uns 5 minutos batendo a massa vai ficar pesada e é aí que eu acrescento a castanha do Pará e dou mais uma misturada na batedeira.


A massa sempre fica um pouquinho grudenta, mas nada que acrescentando um pouquinho mais de farinha branca a mão numa bancada não resolva. Não demoro nem um minuto nisso!

Nesse momento eu divido a massa em duas partes, faço uma cobrinha com cada uma dessas metades e coloco numa forma untada com óleo pra crescer, conforme na foto abaixo.


Como sou desesperada, ajudo a massa a crescer no forno acendendo ele por 15 segundos, desligando e colocando a massa forrada com um paninho dentro. Dependendo da pressa, repito isso por mais 2 vezes a cada 15 minutos. Depois de crescido retiro do forno, aqueço o meu forno a uns 210ºC e levo pra assar até ficar douradinho como na foto. (Nunca lembro de marcar o tempo, meu padrão é o cheiro e o olhômetro mesmo.)

Cada semana eu faço de um jeito: coloco linhaça, gergelim, castanha de caju , castanha do Pará, castanha de baru, semente de chia, o que eu quiser! Mas confesso que eu gosto mais com a castanha do Pará. Fica uma delícia! Vale a pena experimentar!