quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Receita básica de quiche com recheio light

Há tempos que um amigo insiste que eu deveria fazer um blog com as minhas receitas (que a bem da verdade não são minhas, são grandes achados na internet). Sempre resisti por vários motivos: já existem milhões de blogs de culinária (e muuuuuuuito bons por sinal, de gente que sabe cozinhar de verdade! Sou super fã de alguns e visito quase que diariamente, como o Brisando na CozinhaGastronomismoPanelaterapia, etc.), não sei tirar fotos legais para postar e 99% das receitas não são minhas, então seria plágio, né? Sem chance!

Até que ontem a noite resolvi fazer uma quiche que eu já tinha feito há alguns meses, cuja receita achei na web, claro! Jurava que era uma mistura de duas receitas do Panelaterapia ou do Brisando na Cozinha, achei algumas receitas nesses blogs, invoquei que era a receita e fiz. Mas qual não foi a minha surpresa e decepção de ver que eu tinha "errado" e que tudo ficou completamente diferente da outra que fiz? (Não errei e não ficou ruim, mas não foi a receita que eu fiz e me apaixonei com a massa quebradiça e o recheio ao mesmo tempo leve e consistente. A massa que fiz ontem ficou com uma consistência meio elástica que eu odiei trabalhar, após assar não ficou quebradiça como massa amanteigada e o recheio ficou mais pra um omelete bem leve. E eu só gosto de massa quabradiça! Que tristeza!)

Passei parte da noite em claro, até que lembrei que costumo atazanar este mesmo amigo queridíssimo com as minhas peripécias na cozinha e tratei de correr atrás do histórico no whatsapp (graças a Deus sou relapsa e esqueço de limpar o histórico no celular!) Descoberto o "erro", vi que ele está coberto de razão, preciso registrar as minhas receitas porque só confiar na minha memória não dá. Então este blog surge sem pretensão alguma, apenas com o intuito de deixar sempre a mão meu caderno virtual de receitas e, na melhor das hipóteses, compartilhar com os amigos. Mas deixo aqui registrado, meu querido amigo, meu agradecimento a sua insistência e dedico este blog a você! 



Massa básica para quiche:

A receita que "segui" e que me apaixonei é de autoria do chef Ricardo Cobra do blog Homem na Cozinha e a receita original você confere aqui, mas fiz algumas adaptações:
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 3 colheres (de sopa) beeeeeem cheias de margarina Delícia Supreme
  • 1 ovo
  • aproximadamente 4 colheres (de sopa) de água
  • 1 pitada de sal
Não tem mistério nenhum pra fazer essa massa. É só misturar com as mãos mesmo a farinha de trigo, com a margarina, o ovo e ir acrescentando a água aos poucos até dar o ponto. A massa deve ficar com consistência de biscoito amanteigado, bem lisa. Se ficar grudenta, coloque um tiquinho de farinha de trigo até dar o ponto. Se ficar seca, coloque um pouco mais de água. Após ficar pronta, embrulhe a massa num plástico filme e leve a geladeira por 30 minutos.

Observação: por que citei a margarina Delícia Supreme? Porque ela possui um alto teor de lipídios na sua composição (se não me engano 82%) e é justamente por isso que a massa fica macia e quebradiça, não fica dura. Sabe aquela massa de torta de amanteigada que você falta pouco quebrar os dentes? É feita com margarina comum, tem cerca de 40% de lipídios no máximo. Sabe quando você resolve usar margarina pra refogar algo e a comida gruda no fundo da panela? É margarina comum, com baixo teor de lipídios. Quer se aprofundar mais no assunto e entender timtim por timtim sobre o uso de manteigas e margarinas nas suas receitas? Tá tudo explicadinho neste site aqui. Mas confesso que não sei dizer se existe outra margarina rica em lipídios como a Delícia Supreme, então uso essa mesmo!


Recheio:
  • 2 ovos batidos
  • 1 embalagem de 150gr de creme de ricota light (usei o da Polenghi, se não me engano é o menos calórico)
  • 150gr de muçarela ralada
  • 200gr de blanquet de peru picado
  • Noz moscada ralada e tempero pronto (Arisco da vida) a gosto
Preparo: bata os ovos com um fouet e acrescente a noz moscada a gosto, o tempero pronto. Adicione aos ovos o creme de ricota, a muçarela ralada e o blanquet de peru e misture bem. Se necessário, acerte o sal. Reserve.

Observação: não faço a mínima ideia de onde encontrei essa receita de recheio. Provavelmente adaptei alguma coisa que li por aí. Então não sei onde encontrar o post original e dar os devidos créditos.


Montagem:

Forre o fundo e a lateral de uma forma de fundo falso grande. A minha é como essa aqui embaixo e tem uns 23cm de diâmetro. Sempre sobra um pouco mais de massa pra fazer mais duas mini quiches de uns 7 cm, então rende bem.


Faça furinhos com um garfo na massa e acrescente o recheio reservado. Se você gostar, salpique por cima queijo parmesão ralado para gratinar ou outro queijo que você preferir. No dia que fiz eu só tinha queijo do reino na geladeira, aí usei esse mesmo. Por isso ficou com esses pontinhos cor de rosa. Hahahahaha!

Leve ao forno pré aquecido a 180ºC até ficar gratinada. No meu forno foi mais ou menos uns 30 minutos.

Você pode servir quente ou frio, como preferir! Bom apetite!



5 comentários:

  1. Tática, parabéns pelo seu blog, irmãzinha!
    Vamos iniciar o treinamento lá em casa, ok!
    Começando com brigadeiro de creme bule e batata hostie!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Luluzinha! Mas graças a Deus eu não sei fazer nada disso! Apenas brigadeiro de crème brulée e batata rösti! 😌

    ResponderExcluir
  3. Kkkkkkkkkkk
    Bruxa! Foi meu corretor me trolando!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir