Desde que passei a morar sozinha, há quase um ano, tenho apanhado pra diminuir as receitas de tudo que faço. Sempre tive casa cheia com muita gente pra comer comigo (no mínimo minha mãe, minha irmã e minha sobrinha), então era mais fácil eu precisar aumentar as receitas do que diminuir. Mas só reduzir é pouco, tenho que pensar também na vasilha que vou fazer tão pouca coisa, por isso tenho feito coisinhas bem diferentes. Hoje a minha mãe estava aqui em casa e além da preguiça típica do meu ser, meus dotes culinários são bem restritos no quesito almoço (pra não dizer que são inexistentes). Então dei as opções: macarrão ou torta salgada de liquidificador. Pra variar, minha mãe disse que não aguenta mais massa, então só restou a opção torta salgada (e graças a Deus ela topou, senão iríamos comer fora e fim de assunto!) Dei as opções de recheio: atum ou frango e novamente ela me disse que tá enjoada dos dois. Difícil, viu! Sem saída, tive que caçar no freezer outra opção e vi que tinha calabresa. Por algum milagre ela aceitou e foi esse recheio mesmo!
Originalmente esta receita eu peguei no blog Brisando na Cozinha e você encontra ela aqui. É a melhor receita que já fiz de torta de liquidificador e faço sempre com o recheio que eu quiser: frango, atum, uma versão vegetariana de alho poró, enfim, tudo dá certo! Ela é sucesso garantido em qualquer lanche e em qualquer lugar que eu faça! (O pessoal do meu trabalho ama!) Mas como ela é grande pra fazer pra um almoço para duas pessoas, resolvi fazer só 1/3 da receita. E pra fazer só isso, eu não teria vasilha tão pequena, então usei minhas forminhas descartáveis metalizadas de empada. Adoro essas formas, são super práticas! As minhas são essas abaixo, tem capacidade para 100ml, são da marca Wyda e comprei numa distribuidora de embalagens daqui de Brasília por R$ 15,90.
Ingredientes da massa:
- 1 ovo
- 3/4 de xícara (de chá) de leite
- 50 ml de óleo (isso equivale a uma xícara de café ou aquele copinho descartável de café)
- 2 colheres (de sopa) de iogurte natural (eu não quis abrir a caixa de creme de leite pra seguir a receita original, então usei o iogurte e depois comi o que sobrou. Odeio jogar comida fora!)
- 1 colher (de sopa) de queijo parmesão ralado (aqueles de saquinho mesmo! Mas é opcional.)
- 3/4 de xícara (de chá) de farinha de trigo
- 1 colher (de sobremesa) rasa de fermento em pó
- sal a gosto
Ingredientes do recheio:
- 2/3 de linguiça calabresa
- 3 colheres (de sopa) de milho
- 4 colheres (de sopa) de molho pronto de tomate (usei Pomarolla)
- sal a gosto ou o tempero que você quiser
Modo de preparo:
Comecei preparando primeiro o recheio, mas já fui aquecendo o forno a 250ºC porque o preparo é muito rápido. Fatiei a calabresa e cortei cada fatia em 4 (fiz uma cruz), daí coloquei a calabresa num prato forrado com 3 folhas de papel toalha e levei ao micro-ondas por 1min30s (alguns aparelhos podem ser mais ou menos potentes, então sugiro parar e ver como está em um minuto e ir parando a cada 20 segundos). Gosto de torrar a calabresa no micro-ondas porque além de ser mais prático, o papel toalha absorve a gordura toda! Faço o mesmo com o bacon, fica bem sequinho! Após torrar a calabresa, só misturei todos os ingredientes numa vasilha e acertei o sal. Não, não refoguei nada! Eu realmente estava morta de preguiça, foi assim mesmo!
Reserve o recheio e vamos fazer a massa! Bata todos os ingredientes líquidos no liquidificador, depois acrescente a farinha de trigo, o queijo ralado, o sal e só depois de bater bem acrescente o fermento e bata mais um pouco. Enchi metade das forminhas com a massa, depois acrescentei uma colher de sopa rasa do recheio e convenci a minha mãe a me deixar colocar um queijo tipo muçarela ralado por cima. Veja como ficou abaixo primeiro só a massa e depois com o recheio e o queijo muçarela ralado por cima!
Foi exatamente assim que eu levei ao forno por uns 15 ou 20 minutos (esqueci de marcar o tempo, então fique de olho!) Eu não coloquei mais massa por cima do recheio, levei ao forno exatamente como está na foto. Agora, o que aconteceu pra ficar parecendo empadinha recheada eu não sei, quando fui ver no forno já estava essa lindeza aqui embaixo:
Renderam 10 empadinhas! Mas faço duas objeções: unte a forma com margarina (eu esqueci e embora o fundo tenha soltado numa boa, as laterais deram um trabalho horroroso) e coloque o requeijão que a minha mãe não me deixou colocar! Basta colocar nem que seja meia colherinha de chá de requeijão logo depois de colocar o recheio de calabresa (ou do que você quiser). Tenho certeza que teria ficado ainda mais gostosa!
Bom apetite!
Ficaram maravilhosas, Tati!!! Obrigada pela menção ao Brisando, amei a ideia das forminhas e o recheio também! Beijão!
ResponderExcluirCarlinha, o mérito é todo seu! Esta sua receita realmente faz um senhor sucesso com todo mundo que eu conheço! Não canso de divulgar e agradecer por vc brisar sempre! Continue nos inspirando! Adoro seu blog! Beijocas e obrigada pelo carinho de sempre! :-*
ExcluirQue garota prendada! Parece deliciosa essa empadinha!!! Bjs
ResponderExcluirEu aqui seguindo as duas sem saber qual eu faço kkk
ResponderExcluir